Porque nao casam os jovens?
 
 
 
Porque é que os jovens deixaram de casar e se contentam em coabitar (viver juntos como dizem). Sem preocupações estatísticas, noto que nem pelo civil se dão ao trabalho de casar.
É importante não nos precipitarmos caindo em juízos condenatórios. Há um conjunto circunstâncias que nos podem ajudar a compreender o porquê.
Há uns tempos atrás os que viviam nessa situação, apresentavam como causa a falta de dinheiro. «Ficava muito caro casar pela Igreja.»
Tragam-me aqui um casal que, pelos menos nesta paróquia, dizia eu, tenha deixado de casar por razões monetárias. E logo acrescentava: mas não posso pagar aluguer de quintas...
Escusado será dizer que nestes 42 anos que levo de pároco nesta paróquia, nunca alguém ousou, na minha presença, fazer tal acusação.
Não creio que a causa principal seja essa. É necessário prestar atenção sobretudo à chamada "opinião pública". Queiramos ou não, as chamadas convenções sociais pesam muito. Os responsáveis pela condução dos países ocidentais, por omissão ou intencionalmente, abdicaram dos princípios mais basilares em que assentavam as sociedades. Não apenas, no campo moral ou filosófico, mas também cívico.
Criou-se a moda de que estar casado ou não estar é a mesma coisa. A palavra família passou a ter vários significados. O mesmo aconteceu com a palavra namoro.
Juntamente com isto, os jovens e não só, olham para Igreja com a cabeça cheia de preconceitos. Chegamos assim a uma situação bastante generalizada.
Mas sem famílias cristãs não há Igreja e sem Igreja não há famílias cristãs. Muita gente está prisioneira neste ciclo fechado.
 
Vamos, irmãos,
prossigamos juntos: Jesus
estará connosco.
Por amor de Cristo,
aceitámos esta cruz; por
Cristo, perseveremos nela.
Ele será o nosso auxílio,
aquele que nos conduz e
nos precede.
Eis que diante de nós
caminha o nosso Rei, que
por nós lutará.
Sigamo-lo com ânimo:
ninguém tema terrores;
estejamos prontos para
morrer corajosamente na
guerra, e não façamos injúria
à nossa glória, fugindo da
cruz.
Da Imitação de Cristo