Esta aspiração será sempre uma utopia nunca atingida. E frequente, certo lideres políticos, aproveitaram-se das chamadas democracias liberais, para habilmente manobrarem nos bastidores e imporem um regime de partido único com todas as consequências. Para isso basta controlar as forças armadas, o funcionalismo público e organizar eleições fraudulentas.

Exemplos não faltam. Foi assim que Hitler chegou ao poder, foi assim outros regimes aparentemente de sinal contrário conseguiram o mesmo. Devemos porém notar que uma das piores ditaduras não está necessariamente anexa apenas a estes regimes de partido único. Pode coexistir, e isso acontece, em larga escala, sem que os cidadãos se deem conta, nas democracias da União Europeia.

Não há pior ditadura do que a do pensamento único, porque nos tira a nossa mais nobre faculdade ou seja a nossa liberdade pensar. Deste modo somos transformados em robots. Refiro-me à ditadura do pensamento único sem base científica. As consequências saltam à vista . Somos transformados em meros carneiros alinhados pelos padrões ideológicos da moda.