planeta

Planeta ou Plástico? Temos de escolhe


E veja-se que, em paralelo e on top of this, cerca de 9 milhões de toneladas de plástico são lançados nos oceanos a cada ano com efeitos absolutamente devastadores. Alguns dados sobre plásticos flutuantes à superfície do Oceano podem apenas revelar a preocupação que devemos ter e o esforço requerido a todos.

Se atendermos a que cerca de 50% do plástico só é usado uma vez e, logo depois, atirado fora, e que a maior fatia de plástico pertence aos sacos e embalagens, com cerca de 40% do total de plástico, percebemos por onde devem começar esforços mais direcionados. Mais, anualmente cerca de 500 biliões de sacos de plástico são usados no mundo inteiro. E mais de um milhão de sacos de plástico é usado a cada minuto.

Com a triste conclusão de que um saco de plástico tem uma vida útil média de trabalho de cerca de 15 minutos. Em paralelo aos sacos de plástico aparecem as garrafas de plástico, sejam com água sejam com tudo o mais que bebemos ou usamos. Por ano e em 2021 o número de garrafas de plástico representará meio trilião. Um milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto no mundo e este número irá aumentar 20% no final de 2021. Tudo somado temos grandes desafios pela frente. Desafios em termos comportamentais e desafios de limpeza para as populações no global. Desafios de reciclagem e de produção para a indústria no geral. A verdade, nua e crua, é queprecisamos mesmo fazer qualquer coisa.

José Crespo de Carvalho, em "Observador"